SOBRE PTM

PROPÓSITO TRANSFORMADOR MASSIVO

Propósito Transformador Massivo e as organizações exponenciais

 

 

Segundo Salim Ismail fundador da Singularity University, empresas exponenciais como Google, Uber e Netflix, possuem 11 atributos comuns de crescimento. Ter um Propósito massivo transformador é um desses critérios.

A imagem ao lado demonstra os atributos mapeados e agora vamos tratar sobre um em especial, o Propósito Massivo Transformador.

ATRIBUTO.png

Para sonhar e realizar em proporções impactantes, só decisões de negócios não bastam. É necessário entender o por que está realizando e a vida de quem está impactando. É preciso um motivo audaciosamente grande que cause transformações significativas para uma comunidade. 

 

O PTM orienta a cultura organizacional e te fará:

- Saber o motivo do seu movimento constrói uma comunidade apaixonada e leal;

- Te manterá em um oceano mais azul. Ter seu cliente no centro é inovação;

- Criará um ambiente seguro para a equipe;

- Te ajudará a definir as estratégias para crescer;

- Renovará sua energia nos dias ruins. Ele é sempre maior do que vc mesma.

 

 

Alguns exemplos de PTM para ilustrar:

Organizar toda a informação do mundo - Google

Encontrar ideias que merecem ser espalhadas - Ted

Perceba que aqui só tem o Porquê. O como e o o quê são definidos a partir daí e assim tornamos a concorrência irrelevante.

 

Leia sobre o conceito Golden Circle de Simon Sinek que afirma Sinek incansavelmente: As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”. Ver TED 

images.png

Repare que na figura acima o Porque está relacionado ao Sistema límbico do cérebro que é o responsável pelas emoções e comportamento sociais. Logo ativar esse sistema antes do Neocortex que é mais racional, causa uma conexão maior com as pessoas. E é sempre sobre pessoas e como torná-las a vida delas melhor ou, deveria ser.

 

Exemplo da utilização do Golden Circle da Natura:

Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e relações

Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros

O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

SEU PTM é sua bússula que te mantém no foco.

 

Um check list para te ajudar a começar a desenvolver o seu. Tente escrever em tópicos e depois vá achando intersecções. Como esse exemplo do modelo do Ikigai que auxilia nessa jornada.

- De quem é a vida que deseja impactar?

- Quais são os principais desafios que essa pessoa encontra? Existem mais pessoas?

-O que te move hoje? No que acredita?

- Qual atividade que onde você se sente muito produtiva, curiosa e focada?

 

IKIGAI.jpg

Conteúdo adaptado do livro Organizações exponenciais e da estruturação do artigo de Dany Junco